Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) – Ilídio Bastos
Na resposta social de Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), os utentes, com idade superior a 16 anos, maioritariamente pertencentes ao concelho de Sever do Vouga, estão distribuídos em diferentes grupos."
O CACI tem como objetivos: estimular e facilitar o desenvolvimento pessoal e social das pessoas com necessidades especiais; promover a sua integração social; desenvolver capacidades que permitam o exercício de pequenas tarefas, aumentando a independência e autonomia; facilitar sempre que possível o encaminhamento para programas adequados de integração socioprofissional; promover o bem-estar, o prazer e lazer dos utentes.
Cada grupo de trabalho realiza várias atividades, de acordo com as capacidades intelectuais e motivações de cada utente.
A integração nas diversas atividades permite manter os utentes ativos e interessados, valorizando-os socialmente e favorecendo o seu equilíbrio físico e emocional.
Atividades
-
trabalhos manuais e artesanais (pintura, colagens, bordados);
-
idas às compras; passeios pelo meio;
-
jardinagem; jogos de encaixe;
-
trabalhos com tecidos;
-
terapia de relaxamento em sala de Snoezelen;
-
natação; Hipoterapia;
-
lavandaria; carpintaria;
-
auxílio no transporte de utentes;
-
apoio na distribuição de refeições;
Tema: "NASCI PARA SER MAIS..."
Este ano, o subtema do CACI será "NASCI PARA SER MAIS...".
O objetivo primordial é trabalhar os valores, de forma a que os utentes possam continuar a crescer em harmonia, sabendo respeitar-se a si e aos outros.
Irá ser dada continuidade ao projeto “Sonho” e ao projeto de Hipoterapia.
Assim, a APCDI tem utentes integrados internamente na sua lavandaria, cozinha, e Creche. Neste projeto estão abrangidos também utentes nas empresas SEVEME, Rui Matias, Alexandre Rocha e no salão de cabeleireiro Helena Figueiredo.
Regulamento Interno